Capa do livro A vida e o tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguagem

A vida e o tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguagem

Carlos Eduardo Falcão Uchôa

Editora: Lexikon Editora Digital Ltda - EPP

ISBN: 9786588871249

Edição/Ano: ª (2013)

Idioma: Português

Páginas: 234

Categoria(s): Ficção


Descrição

Em A vida e o tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguagem, Carlos Eduardo Falcão Uchôa, professor emérito de Linguística da Universidade Federal Fluminense, exercita sua flexibilidade linguística e seu olhar atento ao outro e ao mundo. O autor busca, em seus relatos do trivial, fugir da sisudez característica à linguagem ensaística, atribuindo à crônica uma leveza de estilo que a liberta do peso da armadura da norma culta. Sempre em tom de conversa, o narrador­-cronista conta várias situações em que se envolveu, e as lembranças que lhe permanecem presentes no tempo da memória, como por exemplo, a comoção que o invade, ao notar um fato insignificante: a alegria nos olhos risonhos e azulzinhos de uma senhorinha ao assistir um musical; o medo contagioso das salas de espera de consultórios médicos; a impaciência com a epidemia de celulares que grassa em nossos dias; o afeto saudoso que lhe vem com a recordação da rua da infância, sintomática e lindamente chamada “rua do Aconchego”; e a lembrança do pai, se comprazendo com a paisagem humana que lhe chegava pessoalmente ou através da literatura que a retratava. É isto que o leitor encontrará nas páginas deste livro: uma fina sensibilidade de observador que registra, com a emoção de olhos atentos, “em tom de conversa”, a realidade que o abraça. Carlos Eduardo Falcão Uchôa nos lembra, com uma pitada de humor, de que a expressão da linguagem é submissa ao tempo, às situações de vida, às emoções dos falantes e à sensibilidade do observador.


Sobre o Autor

Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Carlos Eduardo Falcão Uchôa Professor Emérito e Professor Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Livre-Docente. Coordenador da coleção Linguística e Filologia. Foi homenageado com uma miscelânea Entre as fronteiras da linguagem (2006). Escreveu capítulos de livros e numerosos artigos em vários periódicos e miscelâneas, e capítulos de livros. Foi autor de: A linguística e o ensino de português (1991); organizador dos Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. (2004); O ensino da gramática: caminhos e descaminhos (2 ed., 2016), com que alcançou o Prêmio Francisco Alves da Academia Brasileira de Letras; A linguagem: teoria, ensino e historiografia (2008) e Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento (2010), selecionado pelo Programa Nacional da Biblioteca Escolar do Professor (PNBE-2013). Obras: A vida e tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguística Copacabana, uma sedução só! Iniciação à linguística: fundamentos essenciais O ensino da gramática: caminhos e descaminhos Visite o Blog do autor para ler mais crônicas: www.carloseduardouchoa.com.br

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas