Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Editora: Lexikon Editora Digital Ltda - EPP
ISBN: 9786588871249
Edição/Ano: ª (2013)
Idioma: Português
Páginas: 234
Categoria(s): Ficção
Descrição
Em A vida e o tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguagem, Carlos Eduardo Falcão Uchôa, professor emérito de Linguística da Universidade Federal Fluminense, exercita sua flexibilidade linguística e seu olhar atento ao outro e ao mundo. O autor busca, em seus relatos do trivial, fugir da sisudez característica à linguagem ensaística, atribuindo à crônica uma leveza de estilo que a liberta do peso da armadura da norma culta. Sempre em tom de conversa, o narrador-cronista conta várias situações em que se envolveu, e as lembranças que lhe permanecem presentes no tempo da memória, como por exemplo, a comoção que o invade, ao notar um fato insignificante: a alegria nos olhos risonhos e azulzinhos de uma senhorinha ao assistir um musical; o medo contagioso das salas de espera de consultórios médicos; a impaciência com a epidemia de celulares que grassa em nossos dias; o afeto saudoso que lhe vem com a recordação da rua da infância, sintomática e lindamente chamada “rua do Aconchego”; e a lembrança do pai, se comprazendo com a paisagem humana que lhe chegava pessoalmente ou através da literatura que a retratava. É isto que o leitor encontrará nas páginas deste livro: uma fina sensibilidade de observador que registra, com a emoção de olhos atentos, “em tom de conversa”, a realidade que o abraça. Carlos Eduardo Falcão Uchôa nos lembra, com uma pitada de humor, de que a expressão da linguagem é submissa ao tempo, às situações de vida, às emoções dos falantes e à sensibilidade do observador.
Sobre o Autor
Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Carlos Eduardo Falcão Uchôa Professor Emérito e Professor Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Livre-Docente. Coordenador da coleção Linguística e Filologia. Foi homenageado com uma miscelânea Entre as fronteiras da linguagem (2006).
Escreveu capítulos de livros e numerosos artigos em vários periódicos e miscelâneas, e capítulos de livros. Foi autor de: A linguística e o ensino de português (1991); organizador dos Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. (2004); O ensino da gramática: caminhos e descaminhos (2 ed., 2016), com que alcançou o Prêmio Francisco Alves da Academia Brasileira de Letras; A linguagem: teoria, ensino e historiografia (2008) e Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento (2010), selecionado pelo Programa Nacional da Biblioteca Escolar do Professor (PNBE-2013).
Obras:
A vida e tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguística
Copacabana, uma sedução só!
Iniciação à linguística: fundamentos essenciais
O ensino da gramática: caminhos e descaminhos
Visite o Blog do autor para ler mais crônicas: www.carloseduardouchoa.com.br
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.