Este livro se destina a todos aqueles que pretendem alcançar uma visão consistente do objeto da Linguística, em seu amplo campo de estudo e de pesquisa. De modo especial, aos alunos que ingressaram nos cursos de graduação de Letras e de Comunicação, e também àqueles professores que se ressintam em sua formação de uma base linguística necessária e assimilável, de que se possam valer em sua prática pedagógica, com vista sobretudo a uma desejada renovação para o ensino do vernáculo. A obra é composta de oito capítulos: Afinal, que faz o linguista?; Para que serve a linguagem?; Que é ter competência linguística?; Que é ter domínio de uma língua?; E o saber gramatical? Que vem a ser?; Como varia uma língua?; Como as línguas mudam? e Enfim, que é ter competência textual?. Todos eles têm, como se vê, seus respectivos títulos apresentados sob forma de uma indagação, de modo que o conteúdo central de cada um deles suscite uma resposta fundamentada à pergunta formulada. As indagações cobrem um campo amplo do estudo da linguagem verbal, desde a sua caracterização e funções até o saber textual, passando pela focalização dos tópicos concernentes à língua, à competência, à variação e à mudança linguística, os tópicos mais pesquisados pela Linguística atual. Não faltaram exemplos sempre que se mostraram de todo recomendáveis, de textos escritos e orais, de textos literários, em prosa e verso. Não se trata de uma obra de história da Linguística, ainda que a progressão das ideias linguísticas no correr histórico seja por vezes focalizada, como o surgimento do estruturalismo, da sociolinguística e da linguística do uso. Esta Iniciação é apenas uma das muitas iniciações que podem ser apresentadas aos leitores interessados em uma obra com o objetivo desta. Outras obras do autor: O ensino da gramática: caminhos e descaminhos A vida e o tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguística Copacabana, uma sedução só! (crônicas) Visite o Blog do autor para ler mais crônicas: www.carloseduardouchoa.com.br
Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Carlos Eduardo Falcão Uchôa Professor Emérito e Professor Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Livre-Docente. Coordenador da coleção Linguística e Filologia. Foi homenageado com uma miscelânea Entre as fronteiras da linguagem (2006).
Escreveu capítulos de livros e numerosos artigos em vários periódicos e miscelâneas, e capítulos de livros. Foi autor de: A linguística e o ensino de português (1991); organizador dos Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. (2004); O ensino da gramática: caminhos e descaminhos (2 ed., 2016), com que alcançou o Prêmio Francisco Alves da Academia Brasileira de Letras; A linguagem: teoria, ensino e historiografia (2008) e Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento (2010), selecionado pelo Programa Nacional da Biblioteca Escolar do Professor (PNBE-2013).
Obras:
A vida e tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguística
Copacabana, uma sedução só!
Iniciação à linguística: fundamentos essenciais
O ensino da gramática: caminhos e descaminhos
Visite o Blog do autor para ler mais crônicas: www.carloseduardouchoa.com.br
Dionatan
sexta-feira, 8 de dezembro de 2023
Nenhuma curtida