Quando falamos não produzimos apenas uma sequência de consoantes e vogais encadeadas. Modulamos a voz de maneira a alterar as propriedades acústicas desse conjunto de sons, criando, assim, efeitos de sentido: enfatizar uma palavra, sílaba ou conjunto de sílabas, sinalizar que ainda não concluímos uma frase ou, ao contrário, deixar claro que a concluímos. Na Linguística, o termo utilizado para se referir a essas modulações é prosódia. Este livro explora diferentes aspectos da Prosódia da Fala, um campo que atravessa vários domínios dentro da Linguística e nas suas interfaces com outras áreas do conhecimento. A obra apresenta conceitos fundamentais com exemplos práticos, explicitando a importância da Prosódia para a compreensão dos mais variados fenômenos da fala.
Miguel Oliveira Junior
Miguel Oliveira Jr. é professor da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador do CNPq. Tem trabalhado com prosódia desde o seu doutoramento em 2000, pela Universidade Simon Fraser (Canadá). Foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (2017-2020) e é atualmente editor do periódico Cadernos de Linguística.
Albert Rilliard
Albert Rilliard possui doutorado em Ciências Cognitivas pelo Institut Polytechnique de Grenoble (França). É pesquisador permanente do CNRS desde 2002 e trabalha no laboratório LISN (Université Paris Saclay). Associado ao programa de pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estuda variações prosódicas na fala em uma variedade de funções linguísticas e em contínuos dialetais, bem como os usos expressivos da voz em interações multimodais em suas implicações sociofonéticas e interculturais.
Alexsandro Rodrigues Meireles
Alexsandro Rodrigues Meireles formado em Música pela UFES e Letras pela UFMG, é doutor em Linguística pela Unicamp. Foi professor visitante na University of Southern California (2004-2005) e cientista convidado na Beuth Hochschule für Technik – Berlim (2019-2020). Desde 2008 é professor da UFES, ministrando aulas no curso de graduação em Letras e na pós-graduação em Linguística, onde dirige um Laboratório de Fonética. Entre suas especialidades experimentais de pesquisa em canto e fala, destacam-se: EMA, EPG, EGG, pressão oral e nasal, ultrassom e análise acústica. Atualmente está trabalhando no desenvolvimento de um protocolo para análise da qualidade da voz na fala e no canto.
Ayane Almeida
Ayane Almeida é professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e intensificou suas pesquisas sobre prosódia durante o seu doutoramento na Universidade Federal de Alagoas (2013). Compõe o grupo de pesquisa FonUFAL e lidera o grupo PortS.
Beatriz Raposo de Medeiros
Beatriz Raposo de Medeiros é professora associada de Fonética da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Fonética e Linguagem – Lafalin. É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutorado no Laboratoire Langue Parole, na Université Aix-Marseille em 2007. Também é ex-presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais. Seu trabalho de pesquisa abrange comparações entre fala e canto, além de focar mais recentemente a pesquisa na laringe e sua articulação para fala e canto.
Ester M. Scarpa
Ester M. Scarpa é professora titular aposentada do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Fez graduação em Letras Românicas, em 1968, pela Unesp de Araraquara, mestrado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, na Unicamp, em 1976, e doutorado em Linguística pela Universidade de Londres, 1984. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Oxford, na Universidade de Newcastle e na Universidade de Reading, no Reino Unido.
Frederico A. Cavalcante
Frederico A. Cavalcante é doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição em que também atuou como professor de Linguística. Integra a diretoria da Associação Luso-brasileira de Ciências da Fala (LBASS) e realiza pesquisa em Pragmática, Prosódia e Linguística Computacional.
João Antônio de Moraes
João Antônio de Moraes é professor titular de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris III e doutorado em Fonética Instrumental e Funcional pela mesma instituição, tendo sido pesquisador visitante no Laboratório de Fonologia na Universidade da Califórnia, Berkeley, em 1995-1997. Pesquisador do CNPq desde 1985, tem trabalhado especialmente nas áreas da prosódia multimodal, entoação, fonologia experimental, nasalidade. Coordena o LFA – Laboratório de Fonética Acústica da UFRJ.
Luciana Lucente
Luciana Lucente é doutora em Linguística pela Unicamp e professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integra os Laboratórios de Fonética e Psicolinguística. Sua pesquisa é centrada na prosódia da fala, em especial no estudo da entoação, com a proposta do Sistema DaTo de notação. Foi professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas e na Universidade Federal de Uberlândia, e professora convidada na University of Massachusetts – Amherst.
Luciani Tenani
Luciani Tenani é professora livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), onde ministra disciplinas para graduação (licenciatura em Letras e licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação (Programa em Estudos Linguísticos). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010. Integra o projeto de internacionalização da pesquisa na Unesp, desde 2019, no âmbito do convênio Capes-Print.
Marianne C. B. Cavalcante
Marianne C. B. Cavalcante é professora titular do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e da pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Fez graduação em Comunicação Social em 1989 pela UFPE, mestrado em Linguística pela mesma instituição em 1994 e doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, em 1999. Coordena o Lafe – Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita – e é pesquisadora do CNPq.
Mario A. S. Fontes
Mario A. S. Fontes é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, coordenador e pesquisador do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC). Atua na área de ciências da fala com ênfase na pesquisa sobre tecnologias de análise automática da face na expressão de emoções, atitudes e modalidades e técnicas de modelagem estatística.
Pablo Arantes
Pablo Arantes é doutor (2010) e bacharel (2003) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Interesses de pesquisa principais: (1) descrição fonético-acústica detalhada de fenômenos linguísticos, especialmente os prosódicos; (2) desenvolvimento de ferramentas computacionais e estatísticas necessárias para a atividade descritiva; e (3) aplicações de conhecimento linguístico para a fonética forense. Coordena o Laboratório de Fonética da Universidade Federal de São Carlos.
Plínio Almeida Barbosa
Plínio Almeida Barbosa tem graduação e mestrado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e doutorado em Ciências da Fala pelo INP de Grenoble, França. É professor associado do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Atua na área de Fonética Experimental com mais de 160 publicações no assunto, bem como três livros.
Regina Cruz
Regina Cruz é doutora em Ciências Humanas pela Université d’Aix-Marseille I. Professora titular da Fale/UFPA e bolsista Produtividade CNPq-PQ1D. O centro de interesse de suas investigações compreende fala espontânea, variação linguística, variação prosódica, aspectos fonéticos, prosódicos e multimodais, processos fonéticos, corpus sociolinguístico e variação dialetal na descrição do português falado na região amazônica. Entretanto, são os fenômenos relacionados à variação prosódica dialetal na Amazônia brasileira que têm sempre recebido prioridade em toda sua produção acadêmica.
René Almeida
René Almeida é professor da Universidade Federal de Sergipe, concluiu seu doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Vem estudando e desenvolvendo pesquisas sobre o processamento linguístico de informações prosódicas desde 2013. É editor da CadLin e compõe os grupos de pesquisa FonUFAL e Gelins.
Sandra Madureira
Sandra Madureira docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professora titular do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael) e pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC). Atua na área de Fonética Experimental com ênfase na pesquisa sobre a expressividade de fala e aquisição de sons em L2.
Tommaso Raso
Tommaso Raso é professor titular de Linguística na UFMG e trabalha com compilação de corpora de fala espontânea e o estudo da sua estruturação informacional na interface entre pragmática e prosódia (Projeto C-Oral-Brasil). É presidente da Associação Luso-brasileira de Ciências da Fala (LBASS).
Zuleica Camargo
Zuleica Camargo é fonoaudióloga e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Centro Universitário Armando Álvares Penteado (Faap). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PPG em Lael da PUC-SP), atua no campo da Fonética, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa nos temas de: Produção e Percepção de Fala e Voz, e seus Distúrbios; Expressividade Sonora; Linguagens Sonoras.
bom
Rebeca Romeica
quarta-feira, 29 de maio de 2024
Nenhuma curtida