Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Editora: Lexikon Editora Digital Ltda - EPP
ISBN: 9786588871263
Edição/Ano: ª (2016)
Idioma: Português
Páginas: 160
Categoria(s): Ficção
Descrição
Crônicas Um dos lugares mais marcantes da Cidade Maravilhosa, Copacabana é um palco de histórias esperando para serem contadas. Em seu segundo livro de crônicas, Carlos Eduardo Falcão Uchôa mantém seu tom de conversa para dialogar sobre recordações e personagens de Copacabana. Com sensibilidade e nostalgia, o autor nos faz ver o bairro através de seus olhos capazes de tudo embelezar com humanidade e bom humor. “Copacabana: uma sedução só!” é um livro escrito com liberdade de estilo aliada a um olhar rico em compreensão e sensibilidade. Como diz o autor na crônica “O direito à palavra”, a crônica é o espaço do descanso da sisudez. Aos olhos do cronista, o cenário ganha uma dimensão humana muito além da superficialidade cotidiana. E é envolto nessa profundidade e em nostalgia, que o autor traz recordações e devaneios para criar suas crônicas. Com histórias que vão desde o barbeiro que repete os mesmos gestos anos a fio, o eletricista preocupado com a família, o taxista interessadíssimo na forma correta de um substantivo feminino, até a bengala que o acompanhou depois da operação das “pernas retinhas” e teve uma crise de ciúmes, cria-se uma coletânea imperdível para os amantes do Rio de Janeiro. Outras obras do autor: O ensino da gramática: caminhos e descaminhos Iniciação à linguística: fundamentos essenciais A vida e o tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguagem Visite o Blog do autor para ler mais crônicas: www.carloseduardouchoa.com.br
Sobre o Autor
Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Carlos Eduardo Falcão Uchôa Professor Emérito e Professor Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Livre-Docente. Coordenador da coleção Linguística e Filologia. Foi homenageado com uma miscelânea Entre as fronteiras da linguagem (2006).
Escreveu capítulos de livros e numerosos artigos em vários periódicos e miscelâneas, e capítulos de livros. Foi autor de: A linguística e o ensino de português (1991); organizador dos Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. (2004); O ensino da gramática: caminhos e descaminhos (2 ed., 2016), com que alcançou o Prêmio Francisco Alves da Academia Brasileira de Letras; A linguagem: teoria, ensino e historiografia (2008) e Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento (2010), selecionado pelo Programa Nacional da Biblioteca Escolar do Professor (PNBE-2013).
Obras:
A vida e tempo em tom de conversa: crônicas de um professor de linguística
Copacabana, uma sedução só!
Iniciação à linguística: fundamentos essenciais
O ensino da gramática: caminhos e descaminhos
Visite o Blog do autor para ler mais crônicas: www.carloseduardouchoa.com.br
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.