Capa do livro Filhas de pai, filhos de mãe: complexos de pai e mãe e caminhos para a identidade própria

Filhas de pai, filhos de mãe: complexos de pai e mãe e caminhos para a identidade própria

Verena Kast

Editora: Editora Vozes LTDA

ISBN: 9786557135617

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 22

Categoria(s): Psicologia


Descrição

“O conceito dos complexos é um dos conceitos centrais da psicologia junguiana. Por isso não surpreende que, na descrição dos analisandos, nos deparamos frequentemente com afirmações do tipo: ‘Ele tem um complexo de mãe positivo'. Ou: ‘Ela tem um complexo de pai dominante'. Essas são afirmações sobre a cunhagem fundamental dessa pessoa, que também nos diz algo sobre as dificuldades específicas, mas também sobre as possibilidades especiais na vida dessa pessoa. Descrições de casos e também vinhetas de casos dentro da psicologia junguiana costumam se referir a esses complexos; o próprio Jung nos deixou várias descrições de imagens de complexos individuais; pelo que sei, porém, os complexos de pai e mãe nunca foram apresentados numa visão geral. Quero fazer isso neste livro, pois acredito que, no contexto dos resultados obtidos pela observação de bebês, o conceito dos complexos sofrerá uma atualização.” (Da introdução)


Sobre o Autor

Verena Kast
Lecionou Psicologia na Universidade de Zurique, é docente e analista didática no Instituto C. G. Jung de Zurique e psicoterapeuta em clínica particular.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas