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Inclusão, ato de humanidade: Políticas e práticas de inclusão na educação brasileira

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Inclusão, ato de humanidade: Políticas e práticas de inclusão na educação brasileira

Gabriela Almeida

Páginas: 98
Editora: Editora Freitas Bastos
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786556751696

Descrição

A educação sempre foi a base de qualquer nação, sendo um dos princípios para a formação integral do homem em sociedade. Com o tempo, a educação teve que ser moldada através da renovação das práticas metodológicas para atender diversas necessidades. Hoje, sabemos que a aprendizagem e a relação entre o professor e o aluno que permeia o conhecimento dentro de uma instituição de ensino devem ser maiores que qualquer diferença social, a chamada educação inclusiva traz a ideia de que todos devem passar por uma unidade escolar e adquirir dela o melhor aproveitamento que se pode ter. As políticas e práticas inclusivas referem-se ao ensino de qualidade suprindo necessidades que existem na sociedade. Nesse contexto, o livro traz uma parte da história da educação no Brasil e como foi instalada a ideia de mudança no ensino para que as escolas pudessem adequar seu currículo às necessidades especiais, referindo-se a deficiências físicas e mentais, transtornos globais do desenvolvimento, defasagens de aprendizagem que estejam coligados à problemas sociais e/ou familiares, além de valorizar as diferenças dos alunos trabalhando contra a discriminação de gênero, raça e classe social. Dentro dessa perspectiva, argumenta-se sobre a formação pedagógica e a importância de se ter mais estrutura e preparação durante os cursos superiores de profissionais da educação, seguido da visão de quais são os desafios das escolas brasileiras em torná-las acessíveis desde a infraestrutura até o projeto político pedagógico e o que já funciona dentro do país, através das leis vigentes que defendem a educação inclusiva em território nacional.

Sobre o Autor

Gabriela Almeida
Formada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, em Letras na Faculdade Facese, pós graduada em Antropologia pela Universidade Unyleya e estudante de Neuropsicopedagogia no Centro Universitário Uninter. Iniciou sua carreira na área da educação em 2013 sendo Orientadora Socioeducativa em uma Associação de Mulheres do bairro Jova Rural, no município de São Paulo. Depois estagiou como professora em algumas escolas particulares, até se formar no final de 2015. Em 2016 ingressou como professora titular em um CEI, o qual ficou até o ano de 2019, quando foi morar em Natal para cursar a pós graduação. Em 2020 atuou como professora do ensino fundamental I, no fim do mesmo ano e no início de 2021 foi palestrante pela Congress.me e Pedcon em um evento online chamado de semana da educação, com o tema "A importância da relação entre professor e aluno no processo de aprendizagem ". Atualmente, Gabriela leciona no CEI Jardim Cabuçu como professora de desenvolvimento infantil.

Comentários mais recentes sobre este livro

Leitura fácil Vale a leitura

excelente.

Livro referência

Boa editora