VOLTAR
Curso de história das relações internacionais

- 6 Avaliações

Curso de história das relações internacionais

Beatriz Rodrigues Bessa Mattos

Páginas: 350
Editora: Editora Freitas Bastos
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786556751672

Descrição

A Freitas Bastos apresenta à comunidade acadêmica seu Curso de História das Relações Internacionais, que, voltado privilegiadamente para estudantes de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Ciências Sociais, História, Carreira Diplomática e Direito, atende, também, as expectativas gerais do público leitor, desejoso de conhecer mais sobre fatos e debates que marcaram a humanidade e ajudaram a formatar o mundo tal como hoje o conhecemos. Neste livro, escrito por autores experimentados tanto na prática docente quanto na pesquisa acadêmica, os leitores encontrarão um guia competente e didático que lhes permitirá compreender o surgimento dos estados e impérios - na Antiguidade e no Medievo -, bem como eventos históricos decisivos como o Renascimento e surgimento dos Estados Modernos, as consequências jus-políticas das Reformas Religiosas, a Paz de Vestfália e o Tratado de Utrecht, as revoluções burguesas na Europa e nos Estados Unidos, o Congresso de Viena, o processo de unificação tardio de Alemanha e Itália, a era dos nacionalismos e dos imperialismos, as duas grandes guerras mundiais, os movimentos nazifascistas e o stalinismo, e os debates sobre Guerra Fria e descolonização. Além desses conteúdos, clássicos no estudo histórico das Relações Internacionais, o leitor também terá acesso à visões contemporâneas, postas na ordem do dia, como o mundo pós-11 de setembro, os debates "sul-sul" e as projeções do "tempo presente", que operam cenários do presente-futuro.

Sobre o Autor

Gilberto de Souza Vianna
Pesquisador associado e professor visitante no IESP-UERJ. Pós-doutor em História Política pela UERJ (2021). Doutor em História Social pela UFRJ (2019). Mestre em História da Educação pela UFPR (2001). Membro do Corpo Permanente e Adjunto do Centro de Estudos Estratégicos Cordeiro de Farias da ESG.

Lier Pires Ferreira
Pós-Doutor em Direito - Universidade de Salamanca, USAL, Espanha. Doutor em Direito - UERJ. Mestre em Relações Internacionais - PUC/RJ. Bacharel em Direito - UFF. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais - UFF. Advogado. Professor Titular do Ibmec e do CP2. Pesquisador do GEDIPP/UERJ e do LEPDESP/UERJ-ESG. Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/RJ. Comentarista de política no Jornal do SBT/RJ. Palestrando em diferentes eventos acadêmicos, no Brasil e no exterior. Autor, dentre outras obras, de "Estado, Globalização e Integração Regional" e "Direito Internacional, Petróleo e Desenvolvimento". Coautor das obras "Sociologia em Movimento", "Sociedade em Movimento" e "Moderna Plus - Ciências humanas e sociais aplicadas".

Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco
Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, antigo IUPERJ. Mestre em Direito pela PUC- -RJ. Professor do IESP-UERJ e do PPGD-UVA. Coordenador do Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP), centro de pesquisa firmado em regime de colaboração entre o IESP-UER e a ESG. Autor ou organizador, dentre outras obras, de “Retratos da Pandemia” e “O Rio sob Intervenção Federal”.

Ricardo Basílio Weber
Pós-doutorado em Ciência Politica (UFF). Doutor em Política Internacional (PUC-RIO), Mestre em Ciência Política (UFF), Bacharel em Ciências Sociais (UERJ). Doutorando em Direito, Negócios e Instituições (UFF). Foi professor e coordenou cursos de graduação no Ibmec-RJ e no IUPERJ-UCAM.

Christiane Itabaiana Martins Romeo
Doutora em Ciência Política (IUPERJ-2002), Mestre em Ciência Política (IUPERJ-1993), Bacharel em Ciências Sociais (UFF-1991) e Direito (PUC-RIO-1998). Foi Coordenadora Adjunta da Graduação em Relações Internacionais, sendo, atualmente, professora adjunta do Ibmec-RJ, assim como professora adjunta da Fundação Getúlio Vargas-RJ.

Renato Salgado Mendes
Doutor em Ciência Política (UFF), mestre em Relações Internacionais (UFF) e formado em Jornalismo (UFRJ). É professor do curso de relações internacionais do Ibmec-RJ há 13 anos. Também conhecido como Renato Galeno, foi jornalista de O Globo e comentarista de assuntos internacionais da GloboNews. É colaborador do Canal Um Brasil. Sua principal área de estudos acadêmicos é nacionalismo, patriotismo e identidades coletivas.

Beatriz Rodrigues Bessa Mattos
Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica - IRI/ PUC-Rio. Pesquisadora Visitante do Programa Mistra Geopolitics, pelo Departamento de Estudos Temáticos da Universidade de Linköping, Suécia - TEMA/ LiU. Pesquisadora Sênior e Co-coordenadora da Plataforma Socioambiental do Centro de Estudos e Pesquisa BRICS - BRICS Policy Center. Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e Pesquisadora Sênior do Centro Soberania e Clima. Professora Assistente do curso de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida -UVA. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI. Foi Professora Substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ - do Departamento de Defesa e Gestão Estratégica Internacional do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e Professora Colaboradora do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense - INEST/UFF. Mestre em Relações Internacionais e Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes - IUPERJ/UCAM. Teve sua tese indicada pelo IRI/PUC-Rio para concorrer ao Prêmio ABRI de melhores teses em Relações Internacionais de 2020. Durante o Mestrado, foi Bolsista do Programa "Bolsa Nota 10" da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Bernardo Kocher
Doutor em História (UFF), mestre em História (UFF), graduado em História (UFF), professor da Universidade Federal Fluminense.

Celso Thompson
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor titular de História do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História Militar, História Germânica, Relação História e Literatura.

Delmo de Oliveira Torres Arguelhes
Doutor em História das Ideias (UnB, 2008). Pesquisador Associado Sênior do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. Autor do livro Sob o céu das valquírias: as concepções de honra e heroísmo dos pilotos de caça na Grande Guerra (1914-1918).

Eduardo Rizzatti Salomão
Doutor (2012) e Mestre (2008) em História pela Universidade de Brasília (UnB). Frequentou estágio pós-doutoral (2020) no Programa de Pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Na atualidade, integra o Corpo Docente do Instituto Militar de Engenharia (IME). De 2018 a 2022. integrou em comissão o Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (ESG). É servidor de carreira do magistério do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) do Exército Brasileiro. Em sua tese de doutorado estudou a relação da devoção ao mártir católico S. Sebastião com a crença no retorno do rei Encoberto D. Sebastião na Guerra do Contestado (1912-1916), em pesquisa que se debruçou sobre os símbolos e significados das manifestações da religiosidade entre os rebelados, incluindo o esforço em compreender a inter-relação entre as crenças religiosas na motivação da revolta e a organização social e política do movimento. Tem experiência no ensino e pesquisa de temáticas ligadas à História contemporânea, Primeira República brasileira, religiosidade, sebastianismo e movimentos sociais, história dos militares e política.

Giovanni Latfalla
Doutor em Ciência Política (IUPERJ/UCAM). Mestre em História (USS). Graduado em História (FAFILE). Tenente-coronel da reserva do Exército. Ex-professor de História dos Colégios Militares do Recife, Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

Glauber Cardoso Carvalho
Professor de Relações Internacionais e Economia da Universidade Estácio de Sá. Doutor (2018) e Mestre (2013) em Economia Política Internacional (IE-UFRJ). Graduado em Relações Internacionais (Unesa). Possui especialização em Comércio Exterior (Unesa) e MBE em Análise Internacional (UFRJ). É editor da Revista Diálogos Internacionais e ex-Coordenador Executivo do Centro Internacional Celso Furtado.

Iberê Moreno
Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2014) mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). É membro fundador da Rede de Estudos de Estados Unidos e membro fundador dos Quadrinheiros, blog sobre cultura pop e quadrinhos criado em 2011. Atua como Professor de História e de Relações Internacionais, nos cursos de Relações Internacionais, Negócios e Comunicação, na Universidade Anhembi Morumbi. Tem interesse nas áreas de História, Política e Relações Internacionais, com foco nas questões de Cultura, tendo como fontes e objetos de estudos os quadrinhos e a cultura pop. Tem especial atenção nas questões de como se estudam as Histórias em Quadrinhos e em como elas representam discursos do seu tempo, discutindo política e crítica social. Na educação superior atua no ensino e na pesquisa em História, Relações Internacionais e Comunicação Social, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, História do Brasil, História dos EUA, História Social da Cultura, História Cultural, História Social da Mídia, Teorias das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Relações Internacionais Contemporâneas, Teorias da Comunicação e Metodologia da Pesquisa.

José Luiz Niemeyer dos Santos Filho
É Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). Desenvolveu seu pós-doutorado na Unicamp, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/IFCH. É pesquisador FAPERJ. Foi Professor Visitante da Universidade de Coimbra e da Universidade de Calgary. Desde 2006 trabalha no Grupo Ibmec/Yduqs. É Coordenador da Graduação em Relações Internacionais e Professor Tempo Integral do Ibmec do Rio de Janeiro. É Professor do Programa de Mestrado em Administração do Ibmec/RJ. É Coordenador Técnico da Pós-Graduação em Negócios Internacionais do Ibmec/RJ. Foi Coordenador da Graduação em Relações Internacionais do Ibmec de Brasília e do Ibmec de Belo Horizonte. Desenvolveu durante nove anos Projetos e Pesquisas na área das Relações Internacionais com o Prof. Dr. Braz de Araujo e com o Prof. Dr. José Augusto Guilhon Albuquerque, respectivamente no Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia/NAIPPE/USP e no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais/NUPRI/USP. Desde 2000 é Professor de Relações Internacionais. Foi Consultor da Jane´s Information Group, de Londres. A área de pesquisa principal envolve a problemática da Segurança e da Defesa Nacional.

Leonardo Paz Neves
Cientista Político. Atua como Analista de Inteligência Qualitativa no Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (NPII) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Professor no Departamento de Relações Internacionais da Faculdade Ibmec. Além disso, trabalhou como Coordenador de Estudos e Debates do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), trabalhou junto à Sessão de Assuntos Civis do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e foi Coordenador Executivo do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon/UCAM). Tem Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ciência Política e Doutorado em Política Pública e Desenvolvimento no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou livros como "Estados fracassados e o eixo do mal na política de segurança Norte-Americana" e "O CEBRI e as Relações Internacionais no Brasil" tendo este último recebido o Troféu Cultura Econômica do Jornal do Comércio em 2014. Leonardo Paz tem experiência em Ciência Política e Relações Internacionais, com foco em temas como desenvolvimento, conflitos internacionais, Estados falidos, operações de paz, política de segurança na América do Sul e nos EUA, democracia, cooperação sul-sul e tecnologias emergentes (Blockchain).

Luiz Felipe Brandão Osório
Vice-diretor do ICHS e professor do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da UFRRJ. É autor do livro Imperialismo, Estado e Relações Internacionais, publicado pela editora Ideias & Letras.

Marcelo da Costa Maciel
Doutor em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Filosofia da UFRRJ. Colaborador das obras Curso de Ciência Política e Curso de Teoria Geral do Estado (Elsevier, 2009).

Mariana Bernussi
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre e graduada em Relações Internacionais pelo IRI-USP. Professora de Relações Internacionais do IBMEC-SP e da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Transnacionais de Segurança (NETS/PUC-SP).

Pablo de Rezende Saturnino Braga
Doutor (2018) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), com pesquisa sanduíche na Universidade de Petrória, África do Sul. Possui mestrado (2010) e graduação (2007) em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é professor substituto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ e professor assistente da IBMEC. Atua como servidor público federal no cargo de Analista de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), e é pesquisador-associado do IESP-UERJ e do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), além de pesquisador voluntário no Observatório Interdisciplinar de Mudanças Climáticas (OIMC). Autor dos livros "A rede de ativismo transnacional contra o apartheid na África do Sul" (FUNAG, 2011) e "Democracia, política externa e direitos humanos: um estudo comparativo de Brasil e África do Sul" (EdUERJ, 2022), esta publicação como resultado de premiação da tese de doutorado no concurso anual do IESP/UERJ. Pesquisa as seguintes agendas: análise de política externa, política externa comparada (Brasil e África do Sul), democracia, direitos humanos, redes de ativismo transnacional, ativismo antiapartheid e antiracismo, justiça climática e história diplomática brasileira (em pesquisas no Arquivo Histórico do Itamaraty).

Victor Yamasaki Bernardo
Graduado e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é bolsista Capes no doutorado de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Comentários mais recentes sobre este livro

Livro amplo e com muito conteúdo contextual e histórico. Contudo, pouca aplicabilidade prática para o profissional da área.

Ótimo... E atualizado, trata da RI até 2022

Leitura fácil Excelente Vale a leitura

Excelente livro

Autor recomendado Leitura fácil Livro referência