Capa do livro Estratégia empresarial: as etapas do processo estratégico e o uso de ferramentas clássicas

Estratégia empresarial: as etapas do processo estratégico e o uso de ferramentas clássicas

Marcello Romani-Dias; Caio Sousa da Silva; Aline dos Santos Barbosa

Editora: Editora Freitas Bastos

ISBN: 9786556751818

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 136

Categoria(s): Economia de Negócios, Educação


Descrição

Possuo vantagem competitiva de longo prazo em relação aos meus concorrentes? Quais são as forças e fraquezas dos diversos recursos que tenho em minha empresa? Quais são as oportunidades que devo aproveitar em meu setor de atuação, e quais ameaças devo estar preparado para conter? Em relação aos meus concorrentes, como estou posicionado no mercado em que atuo? Como está a atratividade e lucratividade de meu setor de atuação? Meu modelo de negócio está adequado para minhas atividades e para meu setor de atuação? Em que medida tenho atendido aos diversos objetivos e metas que estabeleço para minha empresa? Com estas e outras questões em mente, e por meio de uma abordagem acadêmica e aplicada, trazemos nesta obra etapas, conceitos e ferramentas consagrados pela literatura e pela prática do campo da estratégia empresarial. O leitor poderá notar que em cada capítulo do livro ao menos uma ferramenta é apresentada, com destaque para suas formas de aplicação, exemplos e cuidados na utilização. Estas ferramentas, enquanto conjunto, são bastante úteis dentro das quatro etapas clássicas do processo estratégico dos negócios: diagnóstico, formulação, implementação e controle. Seja você aluno de Estratégia Empresarial em nível de graduação ou pós, gestor ou consultor, acreditamos que esta obra ampliará sua compreensão sobre alguns dos principais métodos disponíveis para a tomada de decisão estratégica nas organizações. Ao compreender os materiais aqui expostos, você terá maior probabilidade de êxito na busca por vantagem competitiva de longo prazo para a organização em que atua.


Sobre o Autor

Marcello Romani-Dias
Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), na Linha de Pesquisa em Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA). É Mestre em Administração pela FEI, especialista em Governança nos Negócios pela FIA, e Bacharel em Administração pela ESPM. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA), em que orienta pesquisas na temática da Estratégia Empresarial na Universidade Positivo (UP). Sócio na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. É sócio-fundador da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres.

Caio Sousa da Silva
Professor do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Getulio Vargas (FGV/IDT). Mestre em Administração de Empresas, na Linha de Gestão da Inovação, pela FEI.

Aline dos Santos Barbosa
Com realização de Estágio Doutoral na Bentley University (EUA), é Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, está realizando Pós-Doutorado na ESALQ, no âmbito da Universidade de São Paulo (USP). É Mestra em Administração pela FEI, especialista em Comunicação com o Mercado pela FIA. Professora Permanente no Programa de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá. Sócia na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. É sócia-fundadora da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas