Capa do livro Psicologia educacional: sujeitos contemporâneos

Psicologia educacional: sujeitos contemporâneos

Maria de Fátima C. Gomes; Marcelo Ricardo Pereira

Editora: EDITORA PINSKY LTDA

ISBN: 9786555412055

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 146

Categoria(s): Educação


Descrição

Quem são as crianças, os adolescentes e os professores que estão nas salas de aula brasileiras? Quem são essas pessoas, esses sujeitos reais das nossas escolas? Este livro parte dos sujeitos concretos para, a partir daí, abordar conceitos dos pensadores da Psicologia Educacional. Os autores, professores experientes, dedicam capítulos específicos para bebês, crianças pequenas e maiores, adolescentes e, é claro, para os professores. Essa escolha é importante, pois tem origem na prática, na realidade, para se aproximar de teorias, tanto as novas como as clássicas. Dessa forma, a opção apresentada auxilia educadores, psicólogos, pedagogos, gestores, socioeducadores, licenciados, a repensar, conceber e corrigir a rota de suas ações educativas. Livro voltado especialmente para estudantes de graduação em Pedagogia e Psicologia, assim como alunos de licenciaturas e professores já atuantes.


Sobre o Autor

Maria de Fátima C. Gomes
Maria de Fátima C. Gomes é psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na University of California, Santa Barbara. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora titular da Faculdade de Educação da UFMG. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) e membro do Grupo de Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnLaCEI). Realiza pesquisas na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação sobre bebês e crianças pequenas, formação superior de professores, formação continuada de professores da educação básica, dificuldades do processo de escolarização, sucesso e fracasso escolar, interação, etnografia da sala de aula, afeto-cognição social situada-culturas-linguagens em uso, tendo publicado diversos livros no seu campo de atuação.

Marcelo Ricardo Pereira
Marcelo Ricardo Pereira é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Estados Gerais da Psicanálise (EGP) e doutor em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université Paris 13. Realizou pós-doutorado em Psicologia Escolar, Psicopatologia Clínica e Psicanálise pela USP e Aix-Marseille Université, e em Teoria Psicanalítica e Educação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universitat Oberta de Catalunya (UOC). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, pesquisador mineiro da Fapemig e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui diversos livros publicados sobre seus temas de estudo: psicanálise, educação e política para o mal-estar docente, a adolescência e a socioeducação.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas