Maria de Fátima C. Gomes; Marcelo Ricardo Pereira
Editora: EDITORA PINSKY LTDA
ISBN: 9786555412055
Edição/Ano: 1ª (2022)
Idioma: Português
Páginas: 146
Categoria(s): Educação
Descrição
Quem são as crianças, os adolescentes e os professores que estão nas salas de aula brasileiras? Quem são essas pessoas, esses sujeitos reais das nossas escolas? Este livro parte dos sujeitos concretos para, a partir daí, abordar conceitos dos pensadores da Psicologia Educacional. Os autores, professores experientes, dedicam capítulos específicos para bebês, crianças pequenas e maiores, adolescentes e, é claro, para os professores. Essa escolha é importante, pois tem origem na prática, na realidade, para se aproximar de teorias, tanto as novas como as clássicas. Dessa forma, a opção apresentada auxilia educadores, psicólogos, pedagogos, gestores, socioeducadores, licenciados, a repensar, conceber e corrigir a rota de suas ações educativas. Livro voltado especialmente para estudantes de graduação em Pedagogia e Psicologia, assim como alunos de licenciaturas e professores já atuantes.
Sobre o Autor
Maria de Fátima C. Gomes
Maria de Fátima C. Gomes é psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na University of California, Santa Barbara. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora titular da Faculdade de Educação da UFMG. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) e membro do Grupo de Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnLaCEI). Realiza pesquisas na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação sobre bebês e crianças pequenas, formação superior de professores, formação continuada de professores da educação básica, dificuldades do processo de escolarização, sucesso e fracasso escolar, interação, etnografia da sala de aula, afeto-cognição social situada-culturas-linguagens em uso, tendo publicado diversos livros no seu campo de atuação.
Marcelo Ricardo Pereira
Marcelo Ricardo Pereira é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Estados Gerais da Psicanálise (EGP) e doutor em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université Paris 13. Realizou pós-doutorado em Psicologia Escolar, Psicopatologia Clínica e Psicanálise pela USP e Aix-Marseille Université, e em Teoria Psicanalítica e Educação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universitat Oberta de Catalunya (UOC). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, pesquisador mineiro da Fapemig e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui diversos livros publicados sobre seus temas de estudo: psicanálise, educação e política para o mal-estar docente, a adolescência e a socioeducação.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.