VOLTAR
Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica

- Nenhuma avaliação

Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica

Newton Duarte

Páginas: 176
Editora: Editora Autores Associados
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786588717950

Descrição

Considerar a paixão e o amor elementos fundamentais da prática educativa não implica rejeitar a verdade e o conhecimento objetivo. Da mesma forma, a defesa do saber objetivo pela pedagogia histórico-crítica não guarda nenhuma incompatibilidade com a reflexão sobre o papel da arte na formação humana. Nesse sentido, essa pedagogia propõe a superação da falsa opção entre etnocentrismo e relativismo cultural na educação escolar. Essa superação requer, porém, uma análise crítica da agenda pós-moderna e do ceticismo contemporâneo. E essa crítica tem implicações para as discussões sobre os conhecimentos necessários à formação de professores e sobre a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Neste livro, Newton Duarte e Sandra Soares Della Fonte dialogam sobre esses temas tendo como horizonte a superação das muitas formas de alienação que dominam a vida, a mente e o coração dos seres humanos na sociedade capitalista.

Sobre o Autor

Newton Duarte
Nascido na cidade de São Paulo, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985 e obteve o título de Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é docente da UNESP e leciona no campus de Araraquara. Nessa universidade obteve, em 1999 o título de Livre-Docente e em 2009 foi nomeado para o cargo de Professor Titular. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, de agosto de 2011 a julho de 2012 foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex, Inglaterra e de setembro de 2019 a março de 2020 foi pesquisador visitante na Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta com pesquisadores de várias universidades brasileiras. É pesquisador associado ao Institute for the Humanities, University of Simon Fraser, Vancouver, Canadá. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2016); A Individualidade Para Si (2013), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Crítica ao Fetichismo da Individualidade (2004); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) co-editada com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010) em coautoria com Sandra Della Fonte; A Pedagogia Histórico-Crítica e a Luta de Classes na Educação Escolar(2012) em coautoria com Dermeval Saviani. Seus atuais projetos de pesquisa são: 1) Fundamentos éticos da pedagogia histórico-crítica: relações entre determinismo e liberdade em Lukács e Gramsci; 2) Arte e formação humana em Lukács e Vigotski; 3) A perspectiva marxista em educação e as pedagogias contemporâneas.

Sandra Soares Della Fonte
Sandra Soares Della Fonte : é capixaba, natural de Vila Velha (ES). Graduou-se em filosofia e em educação física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Obteve o grau de mestre em educação no ano de 1996 pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e doutora em educação em 2006 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou um ano de estágio de doutoramento na University of Nottingham, na Inglaterra. É professora efetiva da Ufes desde 1997. Seus estudos atuais prolongam uma tendência que se tornou predominante em sua trajetória acadêmica: a relação entre educação e filosofia. Junto com outros intelectuais brasileiros, faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (Nepefil/Ufes) e do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

Comentários mais recentes sobre este livro

Esse livro ainda não possui comentários.