Capa do livro Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica

Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica

Newton Duarte; Sandra Soares Della Fonte

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9786588717950

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 176

Categoria(s): Educação, Filosofia


Descrição

Considerar a paixão e o amor elementos fundamentais da prática educativa não implica rejeitar a verdade e o conhecimento objetivo. Da mesma forma, a defesa do saber objetivo pela pedagogia histórico-crítica não guarda nenhuma incompatibilidade com a reflexão sobre o papel da arte na formação humana. Nesse sentido, essa pedagogia propõe a superação da falsa opção entre etnocentrismo e relativismo cultural na educação escolar. Essa superação requer, porém, uma análise crítica da agenda pós-moderna e do ceticismo contemporâneo. E essa crítica tem implicações para as discussões sobre os conhecimentos necessários à formação de professores e sobre a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Neste livro, Newton Duarte e Sandra Soares Della Fonte dialogam sobre esses temas tendo como horizonte a superação das muitas formas de alienação que dominam a vida, a mente e o coração dos seres humanos na sociedade capitalista.


Sobre o Autor

Newton Duarte
Nascido na cidade de São Paulo, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985 e obteve o título de Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é docente da UNESP e leciona no campus de Araraquara. Nessa universidade obteve, em 1999 o título de Livre-Docente e em 2009 foi nomeado para o cargo de Professor Titular. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, de agosto de 2011 a julho de 2012 foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex, Inglaterra e de setembro de 2019 a março de 2020 foi pesquisador visitante na Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta com pesquisadores de várias universidades brasileiras. É pesquisador associado ao Institute for the Humanities, University of Simon Fraser, Vancouver, Canadá. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2016); A Individualidade Para Si (2013), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Crítica ao Fetichismo da Individualidade (2004); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) co-editada com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010) em coautoria com Sandra Della Fonte; A Pedagogia Histórico-Crítica e a Luta de Classes na Educação Escolar(2012) em coautoria com Dermeval Saviani. Seus atuais projetos de pesquisa são: 1) Fundamentos éticos da pedagogia histórico-crítica: relações entre determinismo e liberdade em Lukács e Gramsci; 2) Arte e formação humana em Lukács e Vigotski; 3) A perspectiva marxista em educação e as pedagogias contemporâneas.

Sandra Soares Della Fonte
Sandra Soares Della Fonte : é capixaba, natural de Vila Velha (ES). Graduou-se em filosofia e em educação física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Obteve o grau de mestre em educação no ano de 1996 pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e doutora em educação em 2006 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou um ano de estágio de doutoramento na University of Nottingham, na Inglaterra. É professora efetiva da Ufes desde 1997. Seus estudos atuais prolongam uma tendência que se tornou predominante em sua trajetória acadêmica: a relação entre educação e filosofia. Junto com outros intelectuais brasileiros, faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (Nepefil/Ufes) e do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas