Capa do livro A doença para a morte

A doença para a morte

Soren A. Kierkgaard

Editora: Editora Vozes LTDA

ISBN: 9786557137758

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 184

Categoria(s): Filosofia


Descrição

Juntamente com O conceito de angústia, este livro aprofunda o entendimento kierkegaardiano de ser humano, avançando para uma análise do desespero em suas múltiplas facetas. Obra de sua maturidade, Kierkegaard a considerou como uma das mais valiosas que já produzira. A doença para a morte condensa vários temas centrais da produção do autor: a noção de ser humano como síntese de infinitude e de finitude; o conceito de desespero; a fé como superação do desespero; o tornar-se si mesmo como processo a ser realizado na existência etc. O processo de tornar-se si mesmo, contudo, aparece na obra como dependente de um correto diagnóstico do desespero: “Pois um médico não deve apenas prescrever remédios, mas, antes de mais nada, reconhecer a doença”. Jonas Roos


Sobre o Autor

Soren A. Kierkgaard
Soren Aabye Kierkegaard nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 1813, e ali morreu em 1855 aos 42 anos. Foi filósofo e teólogo com grande influência sobre a ética cristã e as instituições eclesiásticas da Dinamarca. Utiliza-se frequentemente de pseudônimos para desenvolver e aprofundar diferentes aspectos do diálogo que trava em suas obras. Considerado ora um filósofo existencialista, ora pós-modernista, humanista ou individualista, Kierkegaard percorre as áreas da filosofia, da teologia, da psicologia e da literatura, e tornou-se um dos grandes nomes do pensamento contemporâneo.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas