Capa do livro A educação do campo e o MST: trabalho e práticas sociais com assentados da reforma agrária

A educação do campo e o MST: trabalho e práticas sociais com assentados da reforma agrária

David Stival

Editora: Editora Vozes LTDA

ISBN: 9786557137956

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 280

Categoria(s): Educação, Tecnologia e Engenharias


Descrição

Vivemos tempos em que a humanidade coloca questões fundamentais para a sua sobrevivência, como o tema da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Um dos problemas que levaram o planeta a esta situação é o modelo de agricultura hegemônico do agronegócio. Pensar uma educação do campo articulada com um projeto de agricultura autonomista, sustentável, responsável e orgânica, respeitando e preservando a natureza, é alimentar a esperança do verbo esperançar, como nos ensinou Paulo Freire, na perspectiva de mudanças e de novos horizontes para os povos do meio rural e para a sociedade em geral. O livro mostra que, na educação do cidadão e do produtor rural, é possível uma relação diferenciada com o social e com o meio ambiente, ao conscientizá-los de que são parte desses contextos e de que um futuro promissor para as novas gerações requer uma atitude de cuidado.


Sobre o Autor

David Stival
David Stival, formado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, é professor da Universidade La Salle, Canoas/RS. Desde 1996, leciona disciplinas como Ética, Bioética, Direitos Humanos, Perspectivas da Educação e da Docência, Cultura Afro-brasileira e Indígena e Fenômenos Culturais Religiosos. É filho de agricultores de Taquaraçu do Sul/RS, e por isso, ao deixar o Seminário Diocesano onde estudava Teologia, passou a militar de forma engajada na luta dos movimentos sociais do campo, como a formação do MST, Pastoral Rural da Diocese de Frederico Westphalen e posteriormente na Fundação do Partido dos Trabalhadores, em que foi dirigente e presidente para o Estado do Rio Grande do Sul. Desde então tem se ocupado com estudos no campo da sustentabilidade, meio ambiente e a educação do campo na perspectiva de um projeto solidário e cooperativo para a emancipação dos(as) trabalhadores(as) rurais. Membro da Comissão de Inclusão e Responsabilidade Social do Conselho Deliberativo do Grêmio Futebol Portoalegrense.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas