Editora: Vozes
ISBN: 9786557137567
Edição/Ano: 1ª (2022)
Idioma: Português
Páginas: 400
Categoria(s): Educação
Descrição
Este livro aborda um amplo conjunto de questões no campo dos estudos de gênero, sexualidade e educação no Brasil, cujo alicerce teórico-político pauta-se nas produções feministas, nos estudos queer, no pós-estruturalismo, na interface com as pedagogias decoloniais e interseccionais, em uma estreita vinculação com o contexto cultural e político contemporâneo. Nos últimos anos, temas como gênero, sexualidade e corpo têm gerado um grande desconforto por parte de grupos conservadores. Pesquisas realizadas com essas temáticas são colocadas em suspeição e docentes que atuam em todas as etapas de ensino relatam uma série de perseguições ao conduzirem suas aulas pelo viés dos Direitos Humanos, em defesa da equidade de gênero, das identidades vistas como dissidentes e de uma educação para as relações étnico-raciais. Esse vigoroso debate tem se fortalecido a partir do ativismo político em conjunto com as pesquisas que aqui apresentamos.
Sobre o Autor
Jane Felipe
Jane Felipe - Professora titular aposentada da Faced/UFRGS; formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre (UFF) e doutora em Educação (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Barcelona, Espanha. É integrante do Geerge desde 1995 e da linha de pesquisa “Educação, Sexualidade e Relações de Gênero”, onde coordena o eixo temático “Infâncias, gênero e sexualidade” desde 2001. Foi uma das fundadoras do Gein – Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias, da Faced/UFRGS.

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.