Capa do livro História constitucional brasileira

História constitucional brasileira

Luis Rosenfield; Danilo Pereira Lima

Editora: Editora EdiPUC-RS - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA

ISBN: 9786556233338

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 412

Categoria(s): História, Direito


Descrição

A presente coletânea busca trazer ao público a riqueza dos elementos que conformam a rica história do constitucionalismo brasileiro, reunindo visões e interpretações muito diversas entre si sobre os desafios, dilemas e paradoxos da experiência constitucional nacional. Com as comemorações do 200 anos de independência do Brasil, impõe-se a necessidade de revisitar os infindáveis temas que cercam a experiência de desenvolvimento nacional. Não se trata de uma tarefa fácil, e as lacunas são evidentes no plano da historiografia jurídica. Tem-se aqui, pois, uma singela contribuição no sentido de angariar esforços para auxiliar na compreensão dos problemas e das idiossincrasias do Brasil, buscando-se repensar suas instituições, tradições e seus conceitos.


Sobre o Autor

Luis Rosenfield
Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado em Direito pela Faculdade Meridional (IMED) e é bacharel em Direito (PUCRS). É líder do "Grupo de Pesquisa História das Ideias e História Intelectual (GHI)" (CNPq-PUCRS) e participa desde 2017 do grupo de pesquisa "Autoritarismo e corporativismo em perspectiva comparada" (CNPq-PUCRS). Suas pesquisa estão centradas no estudo do autoritarismo brasileiro no campo da História das Ideias Políticas e da História do Pensamento Constitucional no período do entreguerras. Em 2019, iniciou um projeto de pesquisa intitulado "Francisco Campos: Biografia Intelectual", no qual busca montar uma imagem aprofundada de um dos principais intelectuais do Brasil no século XX, responsável pela redação da Constituição de 1937 e do Ato Institucional n. 1, em 1964.

Danilo Pereira Lima
Professor do curso de Direito do Centro Universitário Claretiano de Batatais (Ceuclar). Doutor - com bolsa financiada pela Capes/PROEX - e Mestre - com bolsa financiada pelo CNPq - em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É membro do grupo de pesquisa Hermenêutica Jurídica, vinculado ao CNPq, e do grupo DASEIN - Núcleo de Estudos Hermenêuticos. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (FDF). Suas pesquisas se concentram na história do pensamento político e jurídico brasileiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: História do Direito; Teoria do Estado; Direito Constitucional e Teoria da Constituição; Hermenêutica Jurídica.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas