Florian Bieber
Editora: EDITORA PINSKY LTDA
ISBN: 9786555412529
Edição/Ano: 1ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 290
Categoria(s): Ciência Política
Descrição
Nações e nacionalismos oferece uma visão geral sobre o surgimento das nações, o nacionalismo e os conflitos decorrentes das tensões provocadas pelo ultranacionalismo ao longo da história. Este livro fornece uma perspectiva inclusiva que não se atém apenas à Europa Ocidental, pois trata também do que acontece na África, na Ásia e na América. Aborda temas como a origem e o desmantelamento das nações, a dinâmica dos conflitos étnicos, muitas vezes estimulados por países criados de maneira artificial, em que inimigos tradicionais foram colocados sob uma mesma bandeira. O livro lança luz sobre questões contemporâneas, como migração, diversidade e políticas autoritárias encontradas no nacionalismo atual.
Sobre o Autor
Florian Bieber
Florian Bieber é professor de História e Política do Sudeste Europeu e diretor do Centro de Estudos do Sudeste Europeu da Universidade de Graz, na Áustria. Atuou na Universidade de Cornell, nos EUA, no Remarque Institute da NYU, também nos EUA, e na London School of Economics, no Reino Unido. É presidente da Association for the Study of Nationalities (ASN), organização acadêmica dedicada à promoção do conhecimento e compreensão dos estudos de etnicidade, conflito étnico e nacionalismo, com foco na Europa Central, Leste e Sudeste Europeus, Rússia, Ucrânia, Cáucaso e Eurásia. É autor e editor de vários livros voltados sobre temas relacionados a construção de nações, minorias e democracia.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.