Norberto Almeida de Andrade
Editora: Editora Freitas Bastos
ISBN: 9786556752525
Edição/Ano: 1ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 392
Categoria(s): Economia de Negócios
Descrição
Nos últimos anos, o interesse na integração e aplicação de teorias, conceitos, descobertas e métodos neurocientíficos à disciplina de pesquisa do comportamento do consumidor tem aumentado. A subdisciplina da neurociência do consumidor ou neuromarketing que resultou desse interesse pertence à abordagem inovadora da neuroeconomia. A neurociência do consumidor investiga problemas de consumo e marketing por meio de métodos e descobertas da neurociência. A pesquisa convencional em comportamento do consumidor e marketing necessariamente olhou para o organismo humano como sendo uma "caixa preta" que não pode ser avaliada diretamente ou fisiologicamente. Este foi um momento em que a pesquisa usou principalmente construtos teóricos para interpretar esses processos corporais e o comportamento resultante. Mais recentemente, no entanto, técnicas e métodos modernos em neurociência facilitaram uma visão muito mais direta da "caixa preta" do organismo como base para a subdisciplina da neurociência do consumidor. A neurociência do consumidor, portanto, pode beneficiar significativamente a pesquisa no campo do comportamento do consumidor, particularmente na tentativa de entender melhor o comportamento humano nos processos de tomada de decisão. Nesse contexto, o objetivo principal desta obra é fornecer uma visão geral dos métodos, descobertas e implicações de estudos selecionados em neurociência do consumidor. Além disso, integramos aplicações práticas que impactam nas estratégias de marketing, além de aspectos da política do consumidor e da neuroética, discutindo as possíveis implicações desses insights para a proteção do consumidor. O objetivo primordial deste livro é proporcionar ao leitor um entendimento gerencial do comportamento do consumidor de modo profundo. A fim de demonstrar o potencial da pesquisa do consumidor para apoiar estratégias de marketing, este livro contém vários exemplos de aplicações específicas de conceitos do comportamento do consumidor para profissionais de marketing, publicidade e propaganda, designers, gestores, empreendedores, empresários, pesquisadores e entusiastas que desejam explorar oportunidades estratégicas presentes em todos os capítulos, ressaltando as fascinantes maneiras como os profissionais de marketing traduzem o conhecimento que coletam por meio de pesquisas do consumidor em verdadeiras atividades empresariais.
Sobre o Autor
Norberto Almeida de Andrade
Doutorando em Design Estratégico pela Universidade Anhembi Morumbi, Mestre em Administração pela FMU na linha de pesquisa em Comportamento do Consumidor, MBA em Marketing Digital pela Impacta Tecnologia, Graduado em Gestão Empresarial e Gestão Comercial pela FATEC (Centro Paula Souza), Licenciatura em Letras pela Faculdade Oswaldo Cruz. Professor de cursos de Graduação e Pós-Graduação, possui diversos livros e artigos científicos publicados no Brasil e Exterior.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.