Aluísio de Freitas Miele; Carolina Helena Antunes; Cíntia Rosa Pereira de Lima; Claudia Lima Marques; Daniel Mendes Bioza; Eduardo Molan Gaban; Flávia Lira da Silva; Frederico Fernandes Moesch; Gisela Biacchi Emanuelli; João Victor Porto Jarske; Juliana Oliveira Domingues; Luciane de Loiola Rodrigues; Luis Gustavo Pinheiro Loureiro Carneiro; Luiz Felipe da Fonseca Pereira; Luma Cavaleiro de Macêdo Scaff; Marcelo Chiavassa de Mello Paula Lima; Marcus Vinicius Fernandes Andrade da Silva; Maria Cristina Rayol; Mariana Zilio da Silva Nasaret; Napoleão Casado Filho; Newton De Lucca; Nicolas Eric Matoso Medeiros de Souza; Patricia Semensato Cabral; Pedro Aurélio de Queiroz Pereira da Silva; Raíssa Guimarães Carvalho; Roberta Freitas Costa; Vinicius Klein; Vitor Moraes de Andrade; Viviane Salomão Braga
Editora: Bookwire
ISBN: 9786555157284
Edição/Ano: 1ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 240
Categoria(s): Direito
Descrição
A proteção dos consumidores é uma temática da maior importância devido ao amplo reconhecimento dos direitos dos consumidores e da necessidade da sua afirmação por todo o mundo. O trabalho desenvolvido pela UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, guardiã das Linhas Diretrizes das Nações Unidas sobre a Proteção dos Consumidores (1985), o único instrumento plenamente global neste domínio, assim o confirma. A crescente digitalização da economia tem vindo a proporcionar o acesso dos consumidores a novos produtos e serviços, envolvendo, todavia, muitos desafios em matéria de dados pessoais, práticas enganosas e fraudulentas, resolução de litígios e reparação de prejuízos. É, portanto, essencial o estudo aprofundado da regulamentação das relações de consumo, em constante evolução, mediante a análise das novas normas e linhas de orientação adotadas para proteger os direitos dos consumidores, o balanço de medidas e iniciativas implementadas e a avaliação do seu impacto. Com efeito, para bem se apreender a especificidade das relações de consumo hoje é preciso refletir sobre o seu quadro jurídico e regulamentar e sobre as melhores práticas que se lhes aplicam de forma a extrair algumas conclusões. Esta coletânea oferece uma visão geral dos princípios que regem as relações de consumo em áreas relevantes que respeitam à proteção dos direitos dos consumidores num mundo cada vez mais digital, tais como a análise do impacto regulatório, a resolução de litígios de consumo, as relações de consumo transfronteiriço, os dados pessoais e a privacidade, a transparência e a responsabilidade das empresas, bem como a educação do consumidor. Por isso, é uma valiosa fonte de informação para todos os que procuram conhecer a mais recente regulamentação das relações de consumo no Brasil e compreender os seus desafios atuais, permitindo-me salientar a notável experiência do Brasil em sede de proteção do consumidor, que constitui uma importante referência internacional neste âmbito. Teresa Moreira, Chefe do Serviço de Políticas de Concorrência e de Proteção dos Consumidores, UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento
Sobre o Autor
Claudia Lima Marques
Diretora da Faculdade de Direito da UFRGS(2020-2024), Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora Convidada em multiplas Universidades no mundo. Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a atualização do Código de Defesa do Consumidor. Presidente do Comitê de Proteção Internacional do Consumidor da International Law Association, Londres.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.