John Dewey
Editora: Editora Vozes LTDA
ISBN: 9786557139974
Edição/Ano: 1ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 152
Categoria(s): Educação
Descrição
Experiência e educação é a melhor declaração concisa sobre educação já publicada por John Dewey, o homem reconhecido como o mais proeminente teórico educacional do século XX. Escrito mais de duas décadas depois de Democracy and Education (a declaração mais abrangente de Dewey sobre sua posição na filosofia educacional), este livro demonstra como Dewey reformulou suas ideias como resultado de sua experiência interventiva com as escolas progressistas e à luz das críticas que suas teorias receberam.
Sobre o Autor
John Dewey
John Dewey nasceu em 1859 na cidade de Burlington, Estado de Vermont, Estados Unidos. Iniciou suas atividades profissionais como professor em seu estado natal e, em 1884, passou a trabalhar na Universidade de Michigan, onde permaneceu por dez anos. Em seguida, foi para a Universidade de Chicago, transferindo-se depois para a Universidade de Colúmbia, onde permaneceu até 1930, quando se aposentou como professor emérito. Juntamente com Charles Peirce (1839-1914), William James (1842-1910) e George Mead (1863-1931), Dewey é considerado o fundador do Pragmatismo, filosofia que vê as ideias como hipóteses que só adquirem significado em situações práticas de vida. Coerente com essa abordagem, Dewey concebe a educação como campo privilegiado para a experimentação de noções filosóficas sobre o homem e o conhecimento. Dewey faleceu em Nova York em 1952, tendo elaborado extensa obra, em que se destacam os livros Como pensamos (1910, reescrito em 1933), Democracia e educação (1916) e Reconstrução em filosofia (1919), nos quais discorre, entre outros temas, sobre o pensamento reflexivo na educação e sobre a escola como instrumento de transformação social.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.