Capa do livro O método dialético na pesquisa em educação

O método dialético na pesquisa em educação

Célio da Cunha; José Vieira de Sousa; Maria Abádia da Silva

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574964522

Edição/Ano: ª (2023)

Idioma: Português

Páginas: 368

Categoria(s): Educação


Descrição

Os artigos que compõem este livro se propõem a discutir as contribuições do método dialético para a pesquisa em educação, com ênfase nas políticas educacionais. Para tanto, discutem o método dialético como uma abordagem que reconhece ser a ciência um produto da história, da ação do próprio homem, que está inserido no movimento das formações sociais. Com base nessa perspectiva, os textos explicitam como o método dialético revela uma aproximação da escolha pela cientificidade da realidade, à medida que propicia o estabelecimento de uma relação que tem como referência a dinâmica entre o sujeito e o objeto. Como instrumento lógico de interpretação da realidade, o método em questão caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens nas relações sociais que são por eles contraídas. Em síntese, os vários artigos reunidos no presente livro convidam ao conhecimento da importância e da necessidade de todo pesquisador compreender e explicar determinada realidade concreta. Afinal, é por meio dessa atuação que o investigador poderá indicar, de maneira concreta, algumas alternativas de ação para responder à problemática analisada.


Sobre o Autor

Célio da Cunha
Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem pós-doutorado na Universidade Lusófona de Humanidades, Ciência e Tecnologia (supervisão de António Teodoro). É professor do programa de mestrado e doutorado da UCB, na área de concentração políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. É professor colaborador do Programa de Mestrado em Educação Comparada da Universidade Lusófona de Portugal. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da UnB (aposentado), membro do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Fundação Cesgranrio), Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Anpae) e Integração e Conhecimento (Neies Mercosul). Atuou como coordenador editorial e assessor especial da Unesco no Brasil na área de educação por onze anos. Tem livros e artigos publicados. Foi consultor da Unesco por vários anos.

José Vieira de Sousa
Licenciado em pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e em letras pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em educação e doutor em sociologia pela mesma universidade. Professor da UnB, onde desenvolve estudos sobre a educação superior, com ênfase em avaliação, expansão, democratização e acesso. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre avaliação da educação superior, além de desenvolver pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acerca desse tema. Organizador da Coleção Políticas Públicas de Educação, juntamente com Célio da Cunha e Maria Abádia da Silva, publicada pela Editora Autores Associados, em 2011, 2013 e 2014, e pela Líber Livro, em 2012.

Maria Abádia da Silva
Professora Titular em Políticas Educacionais na Universidade de Brasília no Programa de Pós- Graduação em Educação. Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidad Salamanca - Espanha- em 2011; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp (1996) e possui graduação em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) - Campus de Franca - São Paulo. Atua no Programa Pós-Graduação em Educação da UnB- Faculdade de Educação e desenvolve estudos e pesquisas na área da Educação com prioridade para a História da Educação Brasileira e Políticas para a Educação Básica, nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, políticas para educação básica, Banco Mundial, Conselhos da Educação e gestão da educação. Presidente do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Educação- região centro-oeste 2014-2016- FORPRED. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UnB 2014-2016 e 2016 -2018.Possui diversos livros e artigos em Periódicos Quais. É líder do ÁGUIA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Organismos Internacionais, Gestão e Políticas para Educação Básica.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas