Renê José Trentin Silveira
Editora: Editora Autores Associados
ISBN: 9788574964904
Edição/Ano: 2ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 128
Categoria(s): Filosofia
Descrição
O livro apresenta uma breve caracterização do programa de Lipman e o problematiza com base em três temas polêmicos: a relação entre Lipman e Platão, entre Lipman e Paulo Freire e entre o programa e a proposta de ensino de filosofia da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (Cenp) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visando a contribuir para o debate acerca do papel da filosofia na educação infantil, fundamental e média. Destina-se a todos os que se interessam por esse debate, particularmente aos professores simpatizantes do programa de Lipman, ou já envolvidos em sua aplicação, com o intuito de convidá-los a olhá-lo de um novo ponto de vista que lhes permita vislumbrar aspectos que eventualmente tenham passado despercebidos e, desse modo, ampliar sua compreensão e tornar mais rigoroso e consciente seu posicionamento em relação a ele.
Sobre o Autor
Renê José Trentin Silveira
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim (1983) e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Em 1991 obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), com a dissertação “Ensino de filosofia no segundo grau: em busca de um sentido”. Doutorou-se em Educação, em 1998, também pela pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com a tese: “A filosofia vai à escola: estudo do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman”. Realizou estágio de pós-doutoramento junto à Fondazione Istituto Gramsci, de Roma (nov./2009 a fev./2010) e junto à Università degli Studi di Torino, em Turim (Nov./2011 a fev./2012). Foi professor de Filosofia do ensino médio na rede pública de São Paulo, de 1984 a 1989. Em 1989 ingressou como Professor no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. Em 1997 tornou-se docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Professor Livre-Docente desse mesmo departamento. Participa do grupo de pesquisa SENSO, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP, atuando nas linhas de pesquisa “Pensamento filosófico e educação” e “Ensino de Filosofia”. Principais áreas e temas de pesquisa: Antonio Gramsci, Ensino de Filosofia; História da Educação brasileira no período pós-1964; Filosofia e Educação.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.