Capa do livro Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas

Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas

Renê José Trentin Silveira

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574964904

Edição/Ano: 2ª (2023)

Idioma: Português

Páginas: 128

Categoria(s): Filosofia


Descrição

O livro apresenta uma breve caracterização do programa de Lipman e o problematiza com base em três temas polêmicos: a relação entre Lipman e Platão, entre Lipman e Paulo Freire e entre o programa e a proposta de ensino de filosofia da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (Cenp) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visando a contribuir para o debate acerca do papel da filosofia na educação infantil, fundamental e média. Destina-se a todos os que se interessam por esse debate, particularmente aos professores simpatizantes do programa de Lipman, ou já envolvidos em sua aplicação, com o intuito de convidá-los a olhá-lo de um novo ponto de vista que lhes permita vislumbrar aspectos que eventualmente tenham passado despercebidos e, desse modo, ampliar sua compreensão e tornar mais rigoroso e consciente seu posicionamento em relação a ele.


Sobre o Autor

Renê José Trentin Silveira
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim (1983) e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Em 1991 obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), com a dissertação “Ensino de filosofia no segundo grau: em busca de um sentido”. Doutorou-se em Educação, em 1998, também pela pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com a tese: “A filosofia vai à escola: estudo do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman”. Realizou estágio de pós-doutoramento junto à Fondazione Istituto Gramsci, de Roma (nov./2009 a fev./2010) e junto à Università degli Studi di Torino, em Turim (Nov./2011 a fev./2012). Foi professor de Filosofia do ensino médio na rede pública de São Paulo, de 1984 a 1989. Em 1989 ingressou como Professor no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. Em 1997 tornou-se docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Professor Livre-Docente desse mesmo departamento. Participa do grupo de pesquisa SENSO, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP, atuando nas linhas de pesquisa “Pensamento filosófico e educação” e “Ensino de Filosofia”. Principais áreas e temas de pesquisa: Antonio Gramsci, Ensino de Filosofia; História da Educação brasileira no período pós-1964; Filosofia e Educação.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas