Pierre Bourdieu; Jean-Claude Passeron
Editora: Editora Vozes LTDA
ISBN: 9788532666536
Edição/Ano: 8ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 304
Categoria(s): Educação
Descrição
Em A reprodução, Bourdieu e Passeron analisam o sistema de ensino francês do final da década de 1960,sistematizando e descrevendo os mecanismos pelos quais a violência simbólica é exercida pela instituição escolar e seus agentes que, em geral, ignoram que contribuem para legitimá-la socialmente. Apesar de o estudo referir-se ao sistema de ensino francês, há elementos em comum em relação ao caso brasileiro, bem como a pertinência de grande parte das proposições teóricas.
Sobre o Autor
Pierre Bourdieu
Nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, sudoeste da França. Em 1951 ingressou na Faculdade de Letras, em Paris, e na Escola Normal Superior. Três anos depois, graduou-se em Filosofia. Mais tarde, filiou-se ao Centro Europeu de Sociologia, instituição da qual se tornou secretário-geral. Publicou mais de 300 títulos, entre livros e artigos. Tornou-se célebre por seus estudos na área da sociologia da cultura e da educação. Falecido em 2002, foi um dos mais influentes sociólogos franceses.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.