Camila Salles Gonçalves; José Roberto Wolff; Wilson Castello de Almeida
Editora: Summus Editorial LTDA
ISBN: 9788571833166
Edição/Ano: 12ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 112
Categoria(s): Psicologia
Descrição
Trinta e cinco anos após seu lançamento, este verdadeiro clássico é republicado em edição revista. Aqui, decanos do psicodrama brasileiro falam da importância da vida e da obra de Jacob Levy Moreno para a psiquiatria, a psicologia e a psicoterapia de grupo. Apresentando a vida de Moreno dentro de um contexto histórico-cultural específico, os autores dão pistas para compreendermos a criação da terapia socionômica e a visão moreniana de ser humano. Abordam, ainda, a formação da identidade, a teoria dos papéis e a teoria da ação, além de detalharem diversas técnicas comuns ao método psicodramático. Por fim, falam sobre a própria prática psicodramática e sugerem leituras para compreender as obras de Moreno.
Sobre o Autor
Wilson Castello de Almeida
Wilson Castello de Almeida é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é formado em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Pós-graduado em Teoria e Prática da Psicanálise pelo Instituto de Psicologia da USP, publicou vários livros, entre eles: Defesas do ego; Psicoterapia aberta e Rodapés psicodramáticos, todos editados pela Ágora.
Camila Salles Gonçalves
Camila Salles Gonçalves é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), graduada, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de expansão "A Filosofia na Escrita da Psicanálise Contemporânea", no Instituto Sedes Sapientiae, é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Sedes e coordenadora do Conselho Editorial de Resenhas de Percurso — Revista de Psicanálise. Psicodramatista, é professora‑supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Fundadora do Vagas Estrelas, grupo de teatro experimental de psicodrama, é organizadora de Psicodrama com crianças — Uma psicoterapia possível (Ágora, 1988) e autora e coautora de diversos artigos sobre psicodrama, psicanálise e filosofia.
José Roberto Wolff
José Roberto Wolff é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é mestre em Psiquiatria pela mesma instituição. Psicodramatista, é professor supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap).
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.