É uma obra de Linguística do discurso na medida em que se ocupa das manifestações lingüísticas formuladas por indivíduos concretos, sob determinadas condições de produção. Encara a linguagem como lugar de interação dos membros de uma sociedade que leva ao estabelecimento de vínculos e compromissos.E estuda seqüências textuais ou textos inteiros, descrevendo e explicando a capacidade do ser humano de interagir socialmente por meio de uma língua, das mais diversas formas e com os mais variados resultados, assim como as estratégias postas em ação nos jogos de linguagem.
Ingedore Grünfeld Villaça Koch
Ingedore Grünfeld Villaça Koch foi uma linguista brasileira nascida na Alemanha, professora titular da Universidade Estadual de Campinas por quase trinta anos.
Como acadêmica, implementou a área de Linguística textual no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e destacou-se no Brasil por suas publicações, que são bibliografia frequente nos cursos de Letras do país. Foi pesquisadora emérita pelo CNPq, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.
É referência em Linguística, sobretudo em áreas relacionadas aos estudos do texto e do discurso, tais como linguística textual, cognição e linguística aplicada.
Maravilhoso!
Elaine
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Nenhuma curtida