Capa do livro Platão e o debate educativo na Grécia clássica

Platão e o debate educativo na Grécia clássica

Lidia Maria Rodrigo

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9786599456657

Edição/Ano: 2ª (2024)

Idioma: Português

Páginas: 128

Categoria(s): Educação


Descrição

A obra, dividida em quatro capítulos, apresenta uma leitura interpretativa sobre a filosofia da educação na Grécia clássica – séculos V e IV a. C. -, tomando como fio condutor o pensamento de Platão e sua inserção no debate com as forças educativas do seu tempo. O primeiro capítulo mostra que o termo paideia comporta ideias divergentes sobre a educação. Discorre sobre as três grandes concepções de paideia que coexistiram na Grécia clássica: a da poesia, a da sofística e a da filosofia socrático-platônica. A visão platônica sobre esses debates encontra-se registrada nos diálogos do autor e, com base neles, é feito o estudo da sua crítica à poesia e à sofística, abordadas no segundo e terceiro capítulos. O quarto e último capítulo examina a influência de Sócrates e as principais teses que compõem os ideais político-educativos de Platão: a correlação entre a estrutura interna do homem e a do Estado, a relação entre virtude e conhecimento, a teoria dos dois mundos e suas respectivas formas de conhecimento, assim como o processo de educação da alma. No debate educativo do período, fica implícito que cada uma dessas diferentes concepções carregava consigo a convicção de ser portadora da solução ideal para a formação do homem grego. Isso explica a atenção e o espaço que Platão reservou em suas obras ao exame crítico das pretensões educativas da poética e da sofística; o confronto com as duas grandes potências educativas do seu tempo buscava criar condições para tornar hegemônica sua concepção filosófico-educacional. --------- palavras da autora: “Obra de apoio pedagógico na formação continuada voltada para a compreensão das múltiplas possibilidades educativas do ser humano como alguém dotado de sensibilidade, imaginação, pensamento racional e linguagem”.


Sobre o Autor

Lidia Maria Rodrigo
Lidia Maria Rodrigo, livre-docente em filosofia da educação pela FE-Unicamp, é doutora em filosofia pelo IFCH-Unicamp e professora no Departamento de Filosofia e História da Educação da FE- -Unicamp, vinculada aos Grupos de Estudos e Pesquisas Senso e Paideia.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas