Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
Editora: Editora Autores Associados
ISBN: 978-85-7496-568-0
Edição/Ano: 5ª (2025)
Idioma: Português
Páginas: 97
Categoria(s): Educação
Descrição
O texto discute a análise de conteúdo como instrumental para produzir inferências a respeito de dados verbais e ou simbólicos, em função de perguntas e observações de interesse de um determinado pesquisador. Cada vez mais, porém, a análise de conteúdo passou a ser utilizada para produzir inferências acerca de dados verbais e/ou simbólicos, mas obtidos a partir de perguntas e observações de interesse de um determinado pesquisador. Observa-se, então: • uso crescente da utilização de análise de conteúdo; • crescente interesse por questões teóricas e metodológicas; • aplicação da análise de conteúdo a um espectro mais amplo de problemas, especialmente àqueles relativos aos antecedentes e efeitos da comunicação, das mensagens e dos discursos; • uso crescente para testar hipóteses em oposição a pesquisas meramente descritivas; • maior diversidade no que se refere aos materiais a serem estudados; • uso em conexão com outras técnicas de pesquisa; • utilização de computadores para análise de conteúdo, principalmente mediante o recurso a programas computacionais. [versão impressa: ISBN 978-85-7496-403-4, 5.ed. mar 2018, reimpr. maio 2025]
Sobre o Autor
Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP e Livre-docente pela Unicamp. Aposentada como professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP e como Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas/SP. Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo – Unifieo.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.