VOLTAR
Macroeconomia

- 10 Avaliações

Macroeconomia

Cláudia Martins

Páginas: 606
Editora: Editora Pearson
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 8576050757

Descrição

Com o objetivo de oferecer uma visão integrada sobra a macroeconomia e proporcionar um contato estreito com os acontecimentos atuais, este livro faz uma análise profunda, mas acessível, dos eventos que estão acontecendo no mundo e que constituem a dinâmica da macroeconomia. Considerando uma referência no assunto, Olivier Blanchard aborda conceitos macroeconômicos fundamentais, focalizando detalhes importantes que funcionam como ferramentas úteis na vida acadêmica e profissional, o que resulta no cuidado em apresentar um lado teórico sem perder de vista o mundo real. Eventos como a introdução do euro na Europa e a longa crise econômica no Japão, entre outros, são descritos no livro didaticamente, tornando o conteúdo mais fácil de ser assimilado. Essas características fazem com que Macroeconomia forneça o suporte necessário para que o professor ressalte os conceitos macroeconômicos mais importantes e o aluno avance na exploração do assunto. E elas são reforçadas com recursos como apêndices curtos, seções com leitura adicional, resumo dos principais pontos do capítulo e lista de palavras-chave. Sem contar a seção "Foco", com informações detalhadas sobre os eventos mais importantes que ocorreram no mundo, e os exercícios de final de capítulo, que conferem à obra um caráter prático. Leitura ideal para alunos de economia, Macroeconomia é também bastante útil àqueles que estudam contabilidade e administração.

Sobre o Autor

Olivier Blanchard
Olivier J. Blanchard é um economista francês e professor de economia do MIT. Foi de setembro de 2008 até setembro de 2015 economista-chefe do Fundo Monetário Internacional. Blanchard doutorou-se em economia em 1977 no MIT.

Eliezer Martins Diniz
Professor Associado da FEA-RP/USP. Pesquisa sobre a relação entre crescimento econômico e mudança do clima desde 1997, quando foi elaborado o Protocolo de Quioto. Escreveu então o primeiro artigo de economista brasileiro sobre esse protocolo, publicado pela Revista Brasileira de Economia em 1998. Em 1999, foi para o Centre for Brazilian Studies da University of Oxford, Reino Unido, para um pós-doutorado sobre uma avaliação empírica do Protocolo de Quioto, com ênfase em uma análise empírica do caso brasileiro. O trabalho resultante desse período em Oxford resultou em um livro publicado em inglês e em português pelo Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e pelo Banco Santos, constantemente citado por pesquisadores da área. Em 2009, defendeu sua tese de livre-docência, que tratava de um modelo de crescimento com adoção de tecnologias limpas. Publicou artigos científicos em revistas, bem como livros e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior. Concedeu entrevistas a diversos órgãos de imprensa nacionais e estrangeiros. Suas pesquisas atualmente relacionam-se a crescimento econômico, mudança do clima, sustentabilidade e economia verde.

Comentários mais recentes sobre este livro