Capa do livro Ler / falar / escrever – práticas discursivas no ensino médio: uma proposta teórico-metodológica

Ler / falar / escrever – práticas discursivas no ensino médio: uma proposta teórico-metodológica

Cilene da Cunha Pereira; Janete dos Santos Bessa Neves

Editora: Lexikon Editora Digital Ltda - EPP

ISBN: 9788586368936

Edição/Ano: 1ª (2012)

Idioma: Português

Páginas: 244

Categoria(s): Educação


Descrição

"Já soam como truísmos os conceitos educacionais de que ‘ler’ não é só decodificar letras para formar palavras, mas assimilar e apreender com a maior fidelidade possível aquilo que o texto pretende comunicar, ensinar, informar, em nível de cognição ou de emoção; de que ‘escrever’ não é só desenhar com letras signos que representam os sons das palavras faladas, mas tornar acessível, com clareza o que se quer transmitir; e de que ‘falar’ é só um meio necessário para ‘dizer’, para expressar tudo isso em discurso oral, seja para contar, narrar, argumentar, defender, protestar... Este livro pretende ser uma ajuda valiosa ao professor que, em sala de aula, tem como missão preparar seus alunos para ler, falar e escrever, fundamentos da interação social, do aprendizado e da transmissão de ideias e sentimentos; ou seja, da cultura, em seu mais lato senso."

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas