Yumi Yamawaki
Editora: Editora Intersaberes Ltda
ISBN: 9788582123836
Edição/Ano: 2ª (2012)
Idioma: Português
Páginas: 440
Categoria(s): Arquitetura
Descrição
A transição do período industrial para o atual, no qual a economia baseia-se nas comunicações e na tecnologia da informação, acarretou profundas mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais no espaço urbano. O modo de vida das pessoas foi radicalmente transformado, o que, consequentemente, gerou a necessidade de se discutir e repensar a gestão das cidades. Com a clara percepção desses fatores, as arquitetas Yumi Yamawaki e Luciane Teresa Salvi propõem nesta obra uma visão abrangente sobre a gestão urbana brasileira, destacando o fenômeno do progresso tecnológico em face da limitação de áreas imprescindíveis para o desenvolvimento humano, como educação, saúde, segurança pública, saneamento, habitação, meio ambiente, mobilidade urbana e preservação dos patrimônios histórico, cultural e natural. Leitura ideal para estudantes, gestores, políticos, servidores públicos e cidadãos preocupados com a qualidade de vida ofertada em suas cidades, este livro propõe uma crítica inteligente ao modus operandi que desafia diariamente a vida em coletividade. “A publicação Introdução à gestão do meio urbano aborda questões de urbanização relacionadas ao patrimônio histórico e cultural, à mobilidade, à segurança, à educação, à saúde, à legislação, ao meio ambiente, à habitação e ao saneamento, possibilitando um entendimento do processo de urbanização e das questões e problemáticas do ambiente das cidades”. (Teresinha Guerra – Departamento de Ecologia/IB/UFRGS) “Pensar sobre a gestão urbana no Brasil é mais do que simplesmente pensar a cidade e sua forma de interação com o ser humano. É, principalmente, exercer o real sentido da cidadania [...]”. (Rodrigo Pironti Aguirre de Castro – advogado, professor de Direito Administrativo e Presidente da Comissão de Gestão Pública da OAB-PR em 2 12) “O meio urbano não pode ser palco de projetos grandiosos do Poder Público nem de projetos gananciosos das forças do mercado econômico. Ele deve constituir- -se de resultados de acordos ambientais publicamente expostos, debatidos e aceitos”.
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