Silvia Christina Madrid Finck; Hermínia Regina Bugeste Marinho; Moacir Ávila de Matos Junior
Editora: Editora Intersaberes Ltda
ISBN: 9788582125878
Edição/Ano: 1ª (2012)
Idioma: Português
Páginas: 124
Categoria(s): Educação
Descrição
Pensar a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental implica considerar a importância do jogo, da brincadeira, do brinquedo e do jogo cooperativo para o aprendizado da criança. Fruto de estudos e reflexões de um grupo de professores de Educação Física acerca do universo lúdico e da psicomotricidade, este livro tem como objetivo discutir questões fundamentais relacionadas à pedagogia do movimento, a fim de oferecer ao profissional da educação o suporte teórico e prático para trabalhar com o lúdico. A apresentação de alguns estudos de caso, inclusive, serve ao intuito de promover a aproximação entre as teorias examinadas e o cotidiano escolar. A abordagem assumida pelos autores ganha amplitude com a análise de temas como a formação de professores, a resiliência e a visão holística na educação. Destacam-se também atividades voltadas para o desenvolvimento psicomotor dos alunos e orientações sobre os encaminhamentos metodológicos a serem observados pelo educador ao utilizar o jogo como ferramenta didática. Trata-se, pois, de um material que pode trazer contribuições significativas para a ampliação de horizontes na busca pela educação integral.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.