VOLTAR

Quais são as exigências e os critérios de avaliação do MEC para uma biblioteca virtual?

O Ministério da Educação tem critérios de avaliação para classificar se uma biblioteca virtual pode ou não ser utilizada em uma universidade. Confira mais sobre esse tema no texto a seguir!

Publicado em 10/02/2021

Uma instituição de ensino que deseja aderir à modernidade e adotar um sistema de biblioteca virtual deve se planejar para montar ou adotar um serviço que esteja de acordo com as exigências do MEC, o Ministério da Educação.

Isso ocorre porque o órgão é o responsável por fiscalizar e garantir que escolas e universidades ofereçam um ensino de qualidade, baseado em requisitos já estabelecidos. Mas você sabe quais são as exigências e avaliações do MEC para se ter um acervo digital? É sobre isso que falaremos no texto de hoje. Portanto, fique conosco e confira!

Bibliografia básica

Todo curso tem um plano de ensino, que deve conter aquilo que será estudado em todos os anos de sua duração, o que se espera atingir com o conhecimento passado, e os livros que serão utilizados como base para os estudos. 

Em uma biblioteca virtual, por exigência do MEC, todos os livros que estiverem categorizados como “literatura básica” ao longo do curso devem ser disponibilizados aos alunos. Mas não basta ter apenas um livro digital para toda uma turma de estudantes, e é por isso que o Ministério da Educação exige uma proporção de livros por alunos.

Segundo o conceito 3 de exigência e avaliação do órgão federal, a universidade deve conter um exemplar digital para um número que varia entre 13 e 19 discentes matriculados no curso. Em relação ao acervo físico, essa proporção é 30% maior, o que pode ser um diferencial quando se opta pela biblioteca digital ou pela física.

Bibliografia complementar

O plano de ensino de um curso deve conter também os nomes das publicações que servem como bibliografia complementar, ou seja, que vão além do básico e que proporcionam ao estudante a chance de se aprofundar em um tema. 

Como essa informação é oficial na descrição de um curso, os livros também devem estar à disposição dos alunos na biblioteca virtual.

O MEC permite que o acervo complementar seja totalmente digital, mesmo nos cursos presenciais e quando a instituição tem biblioteca física.

Acesso 24 horas

Além dos critérios relacionados à quantidade de exemplares, o MEC também tem recomendações no quesito “acesso dos estudantes à biblioteca virtual”.

Para o Ministério, a instituição de ensino deve conter uma plataforma digital que possa ser acessada em qualquer horário e em qualquer dia, independentemente de ser feriado ou final de semana. Além disso, o acesso a um livro não pode ser interrompido caso outro estudante também o esteja lendo.

O que mais sua biblioteca digital pode ter?

As exigências e avaliações do MEC existem para garantir que o estudante tenha o mínimo de qualidade no aprendizado. Porém, a plataforma de acervo digital que você escolher para a sua universidade pode ir além do básico.

Pense, por exemplo, na possibilidade de ter um serviço mais inclusivo e acessível, principalmente para pessoas que têm algum tipo de deficiência. Ou lembre-se de que nem todos têm acesso à internet o dia inteiro, e que a falta disso pode prejudicar o estudo de um aluno, portanto é preciso permitir que o acesso seja feito também de forma off-line.

Esse tipo de recurso incentiva todos a buscar conhecimento e a estudar cada vez mais. Os estudantes que encontram limitações no momento dos estudos podem se desmotivar, e isso pode gerar uma evasão escolar.

Ter um acervo digital com poucos livros também não é interessante para a sua instituição. É preciso agregar os cursos oferecidos e disponibilizar uma grande quantidade de publicações, sejam elas da bibliografia básica, sejam da complementar. 

O importante é mostrar ao aluno que ele conseguirá encontrar todas as informações que precisa para seu curso na biblioteca virtual 

Conclusão

É preciso investir em um serviço completo e que cumpra as exigências do MEC para poder entregar ao seu estudante uma experiência de qualidade. Para conhecer mais sobre os recursos e os benefícios dos livros digitais no cotidiano de uma universidade, confira os nossos conteúdos no blog da Biblioteca Virtual.

Como os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

Os benefícios do MARC 21 para a sua biblioteca virtual

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE